top of page

MULTICULTURALIDADE

Profissional: Djanira Cabral

Localização: Belém, PA


Fusão entre o estilo escandinavo com o toque do modernismo brasileiro e da cultura paraense




As linhas suaves e elegantes, a neutralidade na paleta de cores e o design consagrado do estilo escandinavo serviram de pano de fundo para receber elementos do design e da arquitetura brasileira e regional.


O projeto de decoração também foi pautado pela praticidade e funcionalidade. Os móveis foram selecionados em coerência com o estilo e considerando ainda o fato de o apartamento ser relativamente compacto.


As peças possuem linhas limpas, leves e geometricamente marcantes, compondo com texturas e sobretons, como as cadeiras de jantar CH24, clássico dos anos 1950 assinado pelo designer dinamarquês Hans Wegner, conhecidas como Wishbone Chair.


Na cozinha integrada à sala, o conceito aberto contribui para as relações familiares acontecerem com mais facilidade e leveza. 


A bancada de madeira alinha-se à estética proposta da reforma. Destaque para as três cadeiras Girafa, criação do trio brasileiro Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, que acrescentaram um toque do modernismo brasileiro ao projeto.


O estilo provençal dos armários se contrapõe ao estilo escandinavo e, ao mesmo tempo, adiciona charme. 


Na reforma, o banheiro de serviço foi eliminado, permitindo ampliar a cozinha e a área de serviço.


Na suíte do casal, a integração com a sacada trouxe mais conforto, amplitude e iluminação natural para o dormitório, enquanto a composição dos materiais de acabamento deixou o ambiente mais acolhedor.


A arquiteta apostou em paredes brancas para contrapor ao piso amadeirado, e acrescentou detalhes em tons terrosos, texturas e tramas nos tecidos e tapetes para finalizar com o verde da vegetação natural.


Projeto arquitetônico: Djanira Cabral

Localização: Belém, PA

Fotógrafo: @oprojetoemimagens/Divulgação

Texto Janaína Silva @janainass






bottom of page