top of page

Lina Bo Bardi no MAM e destaques de CASACOR no Rio e em Ribeirão Preto


No marco de seus 75 anos, o Museu de Arte Moderna de São Paulo traz ao público uma mostra que busca refletir sobre a reforma de sua sede realizada no início dos anos 1980 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914 - 1922), e sobre o legado que esse projeto deixou. Com curadoria de Gabriela Gotoda e Pedro Nery, a exposição Lina Bo Bardi e o MAM no Parque ocupa a Biblioteca Paulo Mendes de Almeida até 28 de janeiro de 2024 com documentos e desenhos do projeto de Lina.

Lina Bo Bardi e o MAM no Parque

Museu de Arte Moderna de São Paulo (Biblioteca Paulo Mendes de Almeida)

Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)

Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.

 

Oceano Deca traz a água como elemento de relaxamento e cuidado na CASACOR Ribeirão Preto. O projeto é assinado por Eduardo Franco Correa e ganhou tons terrosos e neutros e o fundo azul, em composição com mobiliários e peças de linhas assinadas em metais e acessórios Deca na cor Black Matte e o contraponto com louças e a banheira branca. Em bancadas individuais as Cubas de apoio Gota trazem um desenho orgânico que incentiva a calmaria, com maior conexão com elementos naturais pela ideia de fluidez da água. Para compor, misturadores de piso para lavatório da linha Arthur Casas reforçam a estética contemporânea do espaço.A área de banho concentra chuveiros de teto e cabide duplo com assinatura Jader Almeida, além de acionamentos monocomandos Unic. Para ampliar a proposta de relaxamento, a Banheira com apoio Deca Senses e o misturador de piso para banheira Arthur Casas recebem iluminação natural da ampla janela. Em um espaço mais reservado, o banheiro traz a bacia convencional LK e a papeleira de piso Jader Almeida.

 

Batizado de NA.MORADA, o bangalô-suíte projetado pela arquiteta Adriana Esteves (@adrianaestevesarquitetura) na área externa da CasaCor Rio 2023 (@casacorrio_oficial) explora os sentidos que levam ao prazer. Da trilha sonora criada por José Mario Alemany ao mix de texturas dos materiais escolhidos, cada detalhe de seus 29m2 evoca um clima de sensualidade.

Na decoração, uma paleta de cores suaves e neutras reforça a sensação de relaxamento; as cores, nos detalhes, com destaque para a luminária de piso azul, a bancada coberta com azulejos geométricos de Noel Marinho, o quadro Sol da Manhã (do artista John Nicholson) acima da cama e, sob ela, o tapete azul estonado que reveste o tablado. Já nos acabamentos, predominam os materiais naturais, como pedras brasileiras, madeira, linho, algodão e fibra. Para acrescentar modernidade, a arquiteta projetou uma grande estante em serralheria branca e vidro transparente, com múltiplas funções – armário com porta na lateral para guardar roupa, prateleiras superiores para apoiar louças e nicho inferior para acomodar um frigobar e uma mini adega.

 

A arquiteta Paula Müller (@paulamullerarquiteta) estreia na CasaCor Rio 2023 (@casacorrio_oficial) assinando, a convite do @CasaShopping, a suíte máster TU VENS, de 30m2, localizada no segundo andar da casa principal do hotel boutique. Para garantir a sensação de acolhimento e conforto, Paula revestiu o quarto com madeira natural, presente no piso original de Ipê, nos móveis e na marcenaria em L desenhada por ela – de um lado, foi criado um painel que funciona como cabeceira da cama, com iluminação indireta por trás; do outro, o mesmo painel incorpora o armário existente, mimetiza suas portas e deixa à vista quatro nichos na parte superior, com função de estante. Já as paredes do quarto receberam textura na cor Seda Damasco, da Coral, enquanto o teto permaneceu branco para refletir melhor a luz natural durante o dia e criar cenas mais intimistas à noite, por meio de pontos de luz indireta. Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio/Divulgação

 

O QUARTO 021 da CasaCor Rio 2023 (@casacorrio_oficial) foi projetado pelas arquitetas Camila Simbalista e Paula Wetzel, do @Studio021Arquitetura, para ser um quarto de hotel, que poderia estar em qualquer lugar do mundo - da zona sul e região serrana do Rio a Miami, passando por Paris ou Estocolmo. Localizado no andar superior da casa principal, o ambiente de 21m2 conta ainda com um pequeno hall de acesso e uma sacada com vista para o jardim.Além da madeira, a dupla usou outros materiais naturais no projeto para reforçar essa atmosfera mais acolhedora. O nicho em frente à cama (da @CasaPronta), por exemplo, foi revestido com mármore Paraná (da @GanduMarmores), a cabeceira é de couro nobuck, a roupa de cama e a cortina (da @SttilloRio) é de linho e o tapete (da @GaleriaHathi) é tramado em algodão. A base da paleta de cores em tons suaves também teve papel importante na criação do clima e as cores, ainda que sóbrias, aparecem de forma pontual, como em alguns móveis de pequeno porte, adornos e obras de arte. Fotos: Juliano Colodeti, do @mca_estudio/Divulgação

 

OrçaFascio, empresa amapaense de inovação e tecnologia para a construção civil inaugurou nova sede em Santo André, no ABC Paulista. O projeto do novo escritório da OrçaFascio foi estruturado com o objetivo de manter as raízes da empresa no Amapá.


Fotos Divulgação












bottom of page