top of page

Lançamentos da Semana

Livro sobre o mobiliário criado por Lina Bo Bardi, datas de CASACOR 2023, projeto da maior roda-gigante da América Latina e mais novidades



Obra literária inédita retrata o pioneirismo conceitual da rica produção de design do mobiliário modernista assinado pela multifacetada arquiteta Lina Bo Bardi. Pela Artemobilia Publicações, o projeto literário “Lina Bo Bardi, O Mobiliário dos Tempos Pioneiros 1947-1958”, primeiro volume com 356 páginas, de autoria de Sergio Campos, é fruto de uma pesquisa que teve seu início em 2013, durante os preparativos para a exposição homônima no Instituto Bardi/Casa de Vidro, que integrou as comemorações do centenário de nascimento de Lina em 2014, com curadoria do autor. Lina Bo Bardi utilizou materiais vernaculares e totalmente inusitados na concepção de muitos dos seus móveis, como sola de couro selvagem, cordas náuticas, conduítes elétricos, cunhas de carro de boi, compensado de pinho, entre outros. O livro procura mostrar como esta leitura e atitude reverberaram entre os designers contemporâneos, como os Irmãos Campana. | Foto capa do livro: Thomas Scheier/Divulgação | Foto mobiliários: Sergio Campos/Divulgação

 

A 36ª edição de CASACOR São Paulo terá como tema “Corpo e Morada” e será realizada de 30 de maio a 6 de agosto de 2023. Entre as muitas novidades, o espaço foi ampliado para 11 mil m², ocupando o mezanino e o terraço aberto do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em uma nova configuração.

 

Maior roda-gigante estaiada da América Latina tem projeto de implantação da Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana, concebido com sistema construtivo que prioriza a industrialização e montagem para uma obra mais seca e limpa. Com aproximadamente 90 metros de altura, o equipamento está localizado às margens da Marginal Pinheiros numa área livre dentro do Parque Estadual Cândido Portinari, próximo à Estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM. A plataforma de embarque foi desenvolvida em estrutura metálica com lajes em steel deck, escadas e elevadores com caixa de corrida com componentes metálicos. As áreas de apoio que se desenvolvem abaixo do piso da plataforma utilizam sistema light steel frame com fechamentos em placas cimentícias e drywall. Para os pisos das áreas externas, foi adotado sistema em bloco de concreto intertravado com bordas retas, que além de permitir a infiltração das águas de chuva, também atende aos critérios de acessibilidade no que se refere a minimizar a trepidação ao tráfego de dispositivos com rodas. A roda-gigante possui 42 cabines com capacidade para oito pessoas cada, todas com ar-condicionado e wi-fi. O modelo escolhido foi desenhado e fabricado para o projeto e preza pelo design, leveza, transparência e beleza. Tem período de rotação de 25 a 30 minutos e tecnologia continuous loading, que permite ciclo silencioso e menor formação de filas, pois o embarque e o desembarque são feitos sem interromper a rotação. Fotos Ricardo Cyrillo/Divulgação Roda Rico.

 

A mesa Cônica, novidade assinada pelo designer Gian Castelli, passa a compor a coleção homônima (Cônica) formada por mesas com design assinado da marca que leva o sobrenome do designer, a Castelli. A peça foi desenhada, a priori, para compor o novo espaço da loja do Jack Vartanian, no Jardins, em São Paulo. As mesas da coleção possuem diferentes formatos e dimensões e se identificam pelas bases com forma de cones. Com tampos retangulares, quadrados ou redondos, as mesas são ideais para ambientes descontraídos, como um bar, ou mesmo para espaços residenciais que requerem peças funcionais, mas sem abrir mão do bom design.

 

Assinado pela designer Marta Manente, a coleção Luzeiro é o encontro entre a arte do vidro de Murano e o estilo contemporâneo. Com design autoral e diferente, as peças testemunham o potencial criativo dos vidros soprados, trazendo luzes difusas para uma iluminação mais emocional, alterando cores e reflexos de luz em movimento.

 

Um estojo em aço inox com acabamento refinado e elegante desenvolvido pela Franke para uso em bancada composto por tábua de madeira, cesto em aço inox e faca para carnes. Este é o premiado Andy Chef, uma solução engenhosa para uma cozinha organizada e um produto para quem adora cozinhar com estilo e não abre mão de acessórios sofisticados com design e praticidade.

 

A Blue Gardenia, referência no mercado de luxo de cama, mesa e banho, preparou um catálogo exclusivo e inspirador da coleção Holly Xmas, para celebrar a magia do Natal.

Os kits contam com todo o luxo e graciosidade que compõem os produtos da marca e foram inspirados nas culturas natalinas do Brasil e ao redor do mundo. São elementos decorativos e que podem acompanhar itens gastronômicos, como por exemplo, a Taça Festiva Holly Xmas (R$58), acompanha o mini panetone de 80g de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate e a Meleira Holly Xmas (R$98) acompanha os deliciosos chocolates com blend meio amargo recheados de mel silvestre, uma especiaria turca.

 

SilverKoast Dekton® da Cosentino é influenciada pelo branco sereno e imenso do Oceano Pacífico. No Brasil, a coleção conta com duas cores: Marina e Salina. O Dekton Salina é um acabamento polido que reproduz os caprichosos desenhos do sal que a maré baixa deixa na areia e nas rochas. Essas delicadas cristas brancas materializam-se num padrão assimétrico de veios cinzentos sobre uma base branca que reinterpreta a elegância clássica do Mármore de Carrara.



Fotos Divulgação




bottom of page