top of page

Decoração, presentes, utilidades e design autoral brasileiro na ABUP Decor Show 2024


Novidades de 185 expositores de todo o Brasil, além de áreas específicas à produção em escala reduzida e criação de peças, como o Projeto Célula e o Design Autoral


 

Peças inspiradas na natureza, criadas pelo designer Eric Moreira, com impressão 3D, para Casa Bonita. Foto: Argosfoto/Divulgação


 

Peças de porcelana personalizadas @greghidesign Foto: Argosfoto/Divulgação


 

Capas de almofadas, macramês, assento de bancos, mantas, cestos, entre outras peças decorativas, feitas a partir das sobras de couro, descartados pela indústria da moda. Os descartes são transformados primeiramente em "fios" e novelos, com espessuras diferentes, para depois serem usados na produção das peças. Por Jacqueline Chiabay. Foto: Argosfoto/Divulgação


 

Utensílios de cozinha feitos de porcelana da marca Egan/Imeltron


 

A MCassab destaca suas linhas que são referências no mundo gourmet. Nas imagens, pratos e canecas da coleção Speckle.


 

Explorando formas orgânicas e geométricas, a empresa Vintage and Cool apresenta a sua coleção Pottery nas colorações terra e cimento queimado, além da linha Rett, nas cores verde e azul.


 

Potes de porcelana com iniciais ou decorados, além dos pratos de porcelana com temas diversos, da The Goodies.


 

A Aurora Decor apresenta jogos americanos, guardanapos, toalhas e trilhos de mesa com desenhos  exclusivos, feitos de forma autoral por Lorene Neves e sua filha Anita Celidônio. 


 


Para deixar a mesa mais estilosa, a Felicittá apresenta novas coleções de jogos americanos, em tecido córdoba premium e impermeável. Seu acabamento a laser contribui para que as peças nunca desfiem e os guardanapos são feitos em tecido linho misto e com toque macio. 


 


A Coleção Acqua é assinada pelo designer Rubens Simões que lança uma nova textura para o metal da Riva. A coleção é uma homenagem à beleza dos reflexos reproduzidos pela água, sua importância na vida humana e nos processos dos objetos Riva. É composta por cinco peças: três vasos e dois cachepots laterais.


 

Entre as novidades estão as bandejas em prata com fundo em madeira, nos formatos retangular ou redondo, além da coleção Spring como o bowl ou a bandeja com base, ambas em formato floral.


 

Da Breve Cerâmica, o Nômade é um sistema modular de vasos que pode ser utilizado de infinitas maneiras. Os módulos foram criados tanto para funcionarem sozinhos quanto encaixados (verticalmente ou horizontalmente), se adaptando a diferentes escalas, espaços e usos. As peças são feitas em cerâmica terracota de alta temperatura com acabamento em esmalte vidrado colorido.


 

Criado em 1952 pelo empresário e ceramista português, Luiz Salvador, a marca apresenta a jarra decorativa Alcobaça, da linha Saint Tropez, a travessa redonda com junco, da coleção Trancoso e o prato fundo da linha Maldivas.


 

A ARZ Home Design investe em itens de madeira que combinam estilo, design autoral e sustentabilidade para mesa posta, preparo e decoração.


 


Produtos da A Oficina da Roça para áreas externas e internas que são formados através de fios habilmente combinados e trançados. Seus produtos contam histórias que transcendem as palavras, resultando na junção perfeita entre a criatividade e mãos habilidosas. 


 

Angela Massoni lança almofadas em linho com aplicações em camurça, em tricô listradas e lisas em algodão com bordados de pássaros e flores.


 


Considerada um dos novos talentos da arquitetura e design no Brasil, Mariana Silvarolli Burti – ou simplesmente Mari Burti - foi convidada pelo Estúdio 6F para desenvolver uma linha de porcelanas com inspiração nas paisagens brasileiras. Composta por vaso, centro de mesa e potiche, as peças trazem uma paleta de cores neutras que inspiram composições únicas.


 

A LENVIE, marca de perfumaria autoral, apresenta uma collab com a Água de Coco, marca de moda praia criada pela estilista Liana Thomaz. A união das marcas resultou na criação da fragrância Terra do Sol em 4 diferentes formatos: difusor, vela, sabonete líquido e água perfumada. Criada pela perfumista Fanny Grau, o perfil solar e refrescante a fragrância se dá através do frescor da bergamota, com toques de noz moscada. 


 

A Limoeiro é uma empresa brasileira que atua no segmento de objetos de decoração que tem à frente a designer Miriam Ayres. O MDF aplicado artesanalmente é agregado a outros materiais como resina, acrílico, espelho, tecido, vidro entre outros. 


 

Entre as novidades da By Poli, a collab com Fabricio Ronca, resultou nos Vasos Lap, com cantos facetados inspirados em pedras preciosas, além do Carrinho Pop, de visual lúdico e despojado, com formas arredondadas que trazem uma atmosfera festiva. O contraste da resina com a madeira e o metal tornam a peça versátil.


 


 

A Elo destaca o charme dos móveis e objetos autorais e artesanais criados por Anna Passarelli e entre os exemplos estão algumas peças em madeira como: da mistura entre de chapeleira, banco e sapateira “Babadeira”; a caminha de pet “Gostosinha” e a mesa de cabeceira “Lindinha”.


 

A DZT Objetos traz peças repletas de encanto como o Vaso “A Busca”, produzido com cerâmica de alta temperatura, exterior com acabamento cru e esmaltação interna e detalhes em latão banhado a ouro (medidas 13 x 16cm). 


 

A artista Priscila Vannucchi traz o Anjo Deitado - escultura em técnica mista, produzida manualmente, em base de madeira e caixa de acrílico, além do Barco em Cianotipia II, da Série Navegar - escultura em técnica mista, com base de madeira laqueada e caixa de acrílico com gravura em cianotipia (processo artesanal de impressão fotográfica que consiste na reação de uma mistura química à luz ultravioleta).


 


Da Mata lança a Coleção Retorno, que conta com 5 linhas de vasos em madeira feitas artesanalmente, utilizando troncos e galhos resgatados na natureza, além de a linha de luminárias em madeira que apresenta novidades para esta edição com itens com cúpulas em algodão, linho ou macramê e base em troncos com formatos esculpidos pela natureza. Fotos: Jerusa Spannenberger e divulgação ABUP


 

Com formas impressionantes, Anna Machado apresenta os vasos das coleções Corais (fotos 1 e 2), Amasso (3) e Transbordar (4). As peças são produzidas em impressora 3D com um material chamado PLA, um polímero feito a partir da fermentação do amido de milho, ou seja, de fonte renovável.  


 

As  criações de Rosalva Siqueira têm como inspiração as suas memórias afetivas da infância, em Pernambuco. Os produtos das fotos são cerâmicas 100% manuais e queimadas em alta temperaturas, que podem ser utilizadas como objetos decorativos ou utilitários. As cores das peças são naturais das próprias argilas utilizadas na sua fabricação, recebendo esmaltação interna para efeito de acabamento. Imagens: Família Arrecifes, Família Cogumelos e Família Troncos.  Fotos: Danilo Kosh e Valentin Studio | divulgação ABUP


 


Talita Castro  produz peças sustentáveis com madeira encontrada ou resgatada de pátios de descarte. São árvores urbanas que caem por vontade própria devido às chuvas valentes e, que seriam destruídas e compactadas. São madeiras encantadoras, com seus formatos orgânicos e cores exuberantes, tratadas como verdadeiros tesouros e que tornam obras de arte espetaculares. Fotos: Angico Amarelo, Castanheira e Sibipiruna / Divulgação ABUP.


 

Cupularia Glaucia Moreno cria e desenvolve cúpulas para abajures e pendentes repletas de sofisticação. Também cria peças exclusivas para designers, arquitetos e decoradores.


 

A Casa Ch’i apresenta velas repletas de design como o Kit Grego (esq.) e a Vela Harper (dir.), todos feitos com um mix exclusivo de ceras vegetais. Foto: Bruno Gonçalves e divulgação ABUP


 

Da Antica, diversas peças decorativas com materiais diferenciados, explorando a beleza de várias partes do mundo.



Fotos Divulgação ABUP


bottom of page