top of page

Confira os ganhadores do 1º Prêmio do Salão de Gramado de Design

Conheça quem foram os grandes vencedores do “O Oscar do Design do Brasil”


O Prêmio Salão de Gramado de Design, promovido pelo Salão de Gramado, é considerado “O Oscar do Design do Brasil”, porque celebra as indústrias e os designers que se destacaram pela excelência e criatividade. Tem como proposta promover o setor de móveis e decorações em geral através das indústrias, qualificar e contribuir com a evolução do design autêntico; incentivar e estimular o genuíno que favorece o bem-estar e descobrir novos talentos criativos, visando o futuro e o legado para o setor moveleiro.


Com a idealização e a curadoria da designer gaúcha Marta Manente, o Prêmio Salão de Gramado de Design tem papel fundamental na evolução do segmento moveleiro de alto padrão, a fim de fortalecer e potencializar a ferramenta fundamental para agregar valor ao mercado de design assinado, ao produto e às marcas produtoras.


Foram aproximadamente 150 peças inscritas, vinte e sete foram selecionadas para a 2ª fase e vinte avaliadas para concorrerem ao Prêmio. Os vencedores concorreram nas seguintes categorias: Design com tecnologia emprega à produção; Design com traços contemporâneos; Brasilidade aplicada ao design; Iluminação e objetos de design para casa; Design de impacto positivo e Talento em ascensão


A avaliação ocorreu em duas etapas, uma seleção remota e a segunda presencial, realizada pelo time composto por; Natasha Schlobach - designer e diretora geral da ADP (Associação dos Designers de Produtos), Eleone Prestes - jornalista especializada em arquitetura e design, Renata Maynart - editora da revista Donna (GZH), Thaissa Wiezel - diretora de desenvolvimento comercial na Tramare Tecidos, Bobby Krell - consultor no mercado de arquitetura e decoração Bobby Krell e pelos designers Leonardo Bueno e Dimitri Locisk.



O júri foi unanime em afirmar o quanto o design brasileiro tem potencial, muitos jovens designers ascendendo ao mercado e se surpreenderam com o que viram, avaliaram e na seriedade da organização e da curadoria do Prêmio.



Os vencedores da categoria ouro receberam o troféu “Olga Krell” (in memorian), a grande dama da decoração no Brasil, uma das idealizadoras da feira Salão de Gramado na sua primeira edição no ano de 1998 e responsável pela criação da revista Casa Claudia e outros títulos, que se tornaram referências no mercado da arquitetura e decoração.



Confira a seguir os vencedores e cada categoria:

Todos os produtos finalistas ficarão em exposição na mostra de design, que será realizada durante a 9ª edição do Salão de Gramado de 05 a 08 de junho, no pavilhão Serra Park.



9ª Edição Salão de Gramado

Data: De 05 a 08 de junho de 2023

Horário: de 05 a 07 de junho das 10h às 19h | 208de junho das 10h às 17h00

Local: Serra Park – Viação Férrea, 100 – Gramado (RS)

Contato: 55 (54) 3295.1055 | 3286.7209

www.salaodegramado.com.br | @salaodegramado

























































bottom of page