top of page

BRISA CARIOCA

Profissional: Maria Augusta Bittencourt

Localização: Rio de Janeiro, RJ


Imóvel com vista deslumbrante da praia de Ipanema foi reformado para ser residência dos proprietários quando estiverem na cidade e para receber convidados




As antigas esquadrias de alumínio e vidro foram substituídas pelo sistema de grandes panos de vidro acústico, além de guarda-corpo de vidro embutido, sem estrutura aparente, o que valorizou o cenário paradisíaco e contribuiu para a redução do consumo de ar-condicionado da sala.


Na sala principal, o destaque é a composição de cores do tapete e do quadro. A escolha dos tons azuis e verdes faz referência aos tons do mar da praia na capital fluminense. 


O frescor das cortinas em linho off white e dos tons amadeirados dos móveis e painéis da marcenaria serviram de base para destacar as obras de arte e o mobiliário assinado. Os ambientes são integrados com uma leitura minimalista que preserva a função de cada um.


A  planta original era composta por 2 apartamentos por andar, que neste pavimento foram unificados.  Voltadas à fachada principal estão as áreas de convívio, e o setor íntimo, com 5 dormitórios, incluindo suítes e quartos conjugados,  ficou voltado para os fundos e laterais.


No estar, poltronas Blausee, de Samuca Gerber, em couro da Salva, e o tapete da Punto e Filo, com desenho orgânico. 


No jantar, a mesa escultória que parece flutuar no ambiente  é  a Springboard de Giorgio Bonaguro e as cadeiras Helga, em couro, do estudiobola.


Na área de convívio, a poltrona Mole de Sérgio Rodrigues é um dos destaques ao lado de peças e obras na cor vermelha, uma das favoritas dos proprietários.


A área da TV é integrada, porém resguardada, mantendo a privacidade.


Junto à janela, o espaço dedicado ao café da manhã tem mesa Duomo de Jader Almeida.


A área de copa em apoio a cozinha é 100% integrada ao ambiente de estar, porém, é protegida pelo volume camuflado do lavabo, respeitando assim cada uso de acordo com a rotina dos proprietários.


A cozinha mantém a base neutra, com destaque para a bancada em Dekton e armários com vidro reflecta prata.


No hall, a marcenaria serviu de pano de fundo para destaque da peça do acervo pessoal do proprietário.


Projeto arquitetônico: Maria Augusta Bittencourt

Localização: Rio de Janeiro

Fotógrafo: Giovanna Gonçalves - @giogoncalvesfoto/Divulgação

Texto Janaína Silva @janainass

bottom of page